Lote de suplemento proteico é proibido por excesso de carboidrato

suplementos

A Anvisa proibiu, nesta sexta-feira (25), a distribuição e comercialização do lote 003522 2 do Suplemento Proteico para Atletas Sabor Baunilha, marca Super Whey 3W Integralmédica. O produto foi proibido após análise laboratorial indicar quantidade 66% maior de carboidratos na formulação que a declarada no rótulo. O suplemento é fabricado pela Integralmédica S.A Agricultura e Pesquisa e possui data de validade até abril de 2015.

Em 27 de fevereiro de 2014, a Agência já havia determinado a proibição deste lote. No entanto, no dia seguinte, a decisão tornou-se insubsistente porque a empresa comprovou ter solicitado perícia de contraprova dentro prazo previsto em Lei.

Após essa contraprova, o produto passou por uma terceira análise, a de testemunho. O laudo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, comprovou o resultado insatisfatório para a concentração de carboidrato. O documento revela que o suplemento apresentou 3,65 gramas de carboidratos na porção. Isso representa 66% a mais do que o valor de 2,2g declarado na rotulagem.

Com a proibição, o lote não deve ser comercializado. Os produtos que ainda estejam no mercado serão recolhidos pela vigilância sanitária. Os consumidores que adquiriram o produto deverão entrar em contato com o fabricante.

A determinação está na edição 141 do Diário Oficial da União. Confira a íntegra aqui.

Fonte: PORTAL ANVISA