Anvisa suspende lote de água mineral e agulha descartável

aguaMineral

A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (15/08), a proibição da distribuição e comercialização, em todo o país, do lote 32966047S1 do produto Água Mineral Natural da marca São Lourenço, produzido pela empresa Nestlé Waters Brasil – Bebidas e Alimentos Ltda. O lote, que possui validade até 23/10/2014, apresentou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa acima do limite estabelecido na legislação sanitária.

A amostra foi coletada pela Vigilância Sanitária de Campinas após denúncia de um consumidor que relatou gosto estranho do produto. A Pseudomonas aeruginosa causa alterações de odor e sabor nos alimentos, mas normalmente não representa risco preocupante à saúde da população em geral. No entanto, em crianças, gestantes e pessoas com sistema imunológico fragilizado, a bactéria pode causar infecções.

A vigilância sanitária de Minas Gerais, onde está localizada a fábrica do produto, já foi acionada para adotar as medidas necessárias junto à empresa.

A medida tem validade imediata. O lote em questão não pode ser comercializado e o recolhimento é de responsabilidade do fabricante.

Agulha descartável


Também foi suspenso o lote 1111125 do produto Agulha Descartável0,7×25/22g1, fabricado pela empresa Hangzhou Tongji Medical Instruments Co. Ltda. China e importado e distribuído pela Embramac – Empresa Brasileira de Materiais Cirúrgicos, Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, onde se constatou a presença de uma das unidades no interior da embalagem sem a capa protetora da cânula.

As determinações acima foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).Clique aqui e confira na íntegra.

Fonte: PORTAL ANVISA