Ação da Anvisa e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para a Copa Fifa 2014

COPAfifa

Serviços de Alimentação em Grandes Eventos

A Anvisa encerrou a Consulta Pública sobre Serviços de Alimentação para grandes eventos. Semelhante a proposta para serviços de saúde, a norma vai regular e orientar sobre o fornecimento de alimentos em grandes eventos de massa.

Categorização de serviços de alimentação

Com a iniciativa, o consumidor poderá saber com que cuidado e limpeza o seu bar, lanchonete ou restaurante preferidos trabalham. Em todo o Brasil são 2.500 bares, restaurantes e lanchonetes no projeto, que está sendo implementado como piloto para a Copa de Futebol 2014 nas cidades sedes dos jogos e nos municípios interessados. Os critérios de seleção dos estabelecimentos foram definidos localmente.

Com a Categorização dos Serviços de Alimentação estes locais são classificados com base em critérios que avaliam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos consumidores. Os estabelecimentos podem ser classificados em três categorias: A, B e C. A categoria A corresponde à de melhor classificação, seguida da categoria B e por último, da categoria C.

A Copa do Mundo FIFA 2014 foi escolhida como o momento ideal para apresentar o projeto aos consumidores brasileiros e turistas. A proposta brasileira baseia-se em experiência semelhante de cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Londres.

Entrada de kits antidopping

O Brasil já tem um norma específica para a entrada de produtos e kits antidoping. O procedimento, conhecido como internalização, é fundamental para que o Brasil tenham agilidade na realização dos testes antidopping e seja capaz de atender as necessidades dos grandes eventos esportivos no país, como a Copa Fifa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O regulamento aprovado em 2013 define uma norma única que sirva para quaisquer eventos esportivos a serem realizados no Brasil. Em anos anteriores, o Brasil publicou regras específicas de acordo com o evento realizado, como os jogos militares e o Pan Americano.

Fonte: Portal ANVISA