International Olive Council chega ao Brasil para fomentar e qualificar o consumo de azeite de oliva e de azeitona

azeite

Organização mundial que reúne mais de 40 países apresenta campanha de marketing e ações promocionais em evento na capital paulista

Com o propósito de elevar o consumo nacional do azeite e azeitonas, bem como qualificar o consumo e o hábito do brasileiro de incluir estes ingredientes em sua dieta, a International Olive Council (IOC) anunciou as ações e objetivos da organização para o mercado brasileiro.

A iniciativa inaugura a atuação da IOC no País, o terceiro da América do Sul a integrar a organização que, por meio de uma programação de ações promocionais nos próximos meses, pretende fomentar, promover e destacar o consumo de azeite de oliva e azeitonas de mesa no Brasil.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o consumo de azeites e azeitonas no país vem aumentando nos últimos cinco anos. O volume de azeites de oliva importado pelo Brasil cresceu cerca de 35% de 2009, quando importou 44,5 mil toneladas, até 2013, que registrou volume de 68,5 mil toneladas.

A importação de azeitonas também aumentou neste mesmo período. O Brasil importou 69,4 mil toneladas em 2009 e em 2013 atingiu a marca de 99,3 mil toneladas importadas, gerando um crescimento de 30%.

Segundo o diretor executivo do IOC, Jean-Louis Barjol, o consumo de azeite de oliva e de azeitonas de mesa no Brasil está aumentando em ritmo acelerado. “Os brasileiros estão consumindo estes produtos mais do que nunca e isso demonstra que se preocupam com a saúde e confiam nos valores nutricionais do azeite de oliva e das azeitonas”.

Durante a campanha no País, Barjol revela que a intenção da IOC é que mais consumidores conheçam os benefícios e potenciais dos produtos e descubram sua versatilidade para que então, cada vez mais brasileiros incluem o azeite e azeitona em sua dieta diária.

Aproximação com consumidor

IOC preparou uma campanha de marketing, com peças de mídia impressa e online e ações de digital para se aproximar do consumidor. A campanha foi apresentada em evento realizado na Cozinha de Demonstração da Anhembi Morumbi, em São Paulo, com curadoria do chef Joël Ruiz, especialista em azeite e parceiro da IOC.

Para incentivar o consumo e aumentar o conhecimento do consumidor sobre estes produtos, a IOC promoverá diversas atividades, ações promocionais e de degustação nos próximos meses e em 2014. A programação prevê:

a) Workshops sobre o uso do azeite na cozinha, de outubro a dezembro deste ano, sobre os seguintes temas: Tapas, Health, Doces e Azeitonas.
b) Concurso de receitas com estudantes de Gastronomia (mais detalhes no site: www.vaicomtudoqueebom.org).
c) Degustação em bares e restaurantes: alguns estabelecimentos de bairros do circuito gastronômico da cidade de São Paulo receberão esta ação durante o happy hour (das 18h às 20h), na qual clientes poderão experimentar diferentes tipos de azeitonas e conhecer suas origens.
d) Degustação em supermercados: oferta de azeites e azeitonas para degustação dentro das lojas.
e) Olive Week: semana de degustação de azeites em restaurantes selecionados.
f) Ação no ponto-de-venda: alguns supermercados receberão a instalação da recipe machine, uma máquina de receita que destacam os azeites e azeitonas.
g) Gourmet Van: os estabelecimentos selecionados (mercados e supermercados) terão vans estacionadas ao lado de fora promovendo degustação de azeites.

Toda programação dessas e de outras ações futuras estão detalhadas no site: www.vaicomtudoqueebom.org.

Sobre a IOC

Criada em Madrid, Espanha, em 1959, a International Olive Council – IOC é a única organização intergovernamental no mundo a reunir os stakeholders da produção e consumo de azeite e azeitona, posicionando-se como um fórum de discussão oficial sobre questões de interesse para esta indústria. O conselho é um player importante no mercado, pois sua atuação contribui para o desenvolvimento sustentável e responsável da olivicultura, além de servir como um fórum mundial para a discussão de questões para formulação de políticas e ações para enfrentar os desafios do cultivo, produção e hábitos de consumo.

Sobre Joël Ruiz

O chef Joël Ruiz, especialista em cozinha e confeitaria francesa com mais de 30 anos de experiência, Ruiz é docente da tradicional Escola de Cozinha Wilma Kovësi há 9 anos e há 2 anos ocupa o cargo de professor da cadeira de Confeitaria e Panificação da Alain Ducasse Formation. Depois de um longo período trabalhando nas cidades de Lyon, Roanne e Toulouse na França, com os renomados chefs Pierre Orsi, Confeiteiro Maurice Bernachon, Michel e Pierre Troisgros além de Dominique Toulousy. De volta a São Paulo, Ruiz foi chef executivo do Empório Santa Maria por 8 anos e foi chef proprietário do Restaurante TORO, que lhe valeu vários artigos publicados na imprensa especializada em gastronomia.